quarta-feira, 13 de maio de 2020

FILHOS E EDUCAÇÃO - TEXTO 1

eNTÃO...

Há alguns dias sugeriram que eu escreve sobre a educação dos filhos. Eis um tema difícil! Talvez merecesse um livro... Paciência. Vamos lá.

Penso que educar sempre foi desafiador. Em cada época, com os desafios de seu tempo, os pais precisaram transmitir seus valores e costumes. Talvez o que possa ter mudado é a visão que os pais têm a respeito desta sublime missão.

Outrora, parece-me, os genitores viam no comportamento dos filhos um reflexo de quem eram. E como quisessem ser bem vistos e respeitados, impunham aos filhos um jeito de ser que destacasse isso.

Hoje em dia, muitos pais, sob o lema de ver os filhos felizes e orientados por um psicologismo de liberdade, deixam seus filhos transitar de lá pra cá, admirando suas peripécias, falas, e ações inoportunas. Não raras vezes, o que mais se destaca é a ineficiência dos adultos em estabelecer limites para os menores.

Aqui encontramos um primeiro dilema: aquela educação forte, quando não violenta, que restringia por coação, ou esta educação frouxa do "vamos ver no que vai dar"? É, ledores, creio que nem uma e nem outra. O melhor será encontrarmos um meio termo. 

Como o assunto é denso, prometo na próxima semana continuar a desenvolver o tema. Deixe seus comentários, será uma alegria lê-los.

Até mais, beijo no coração de todos.

Carta Pastoral VII – Família, um projeto de Deus | IESE ...

Um comentário:

  1. Meu caro amigo. Não existe manual para criar filhos. Mas uma certeza eu tenho seja em qual tempo for, agora ou antigamente , precisamos colocar limites nas crianças. Elas não podem tudo, e precisam saber disso. Com carinho e paciência devemos ensiná-los. Educá-los hoje para que se tornem pessoas de bem. honestas, com caráter amanhã.
    Nossos filhos devem ser ensinados e educados para que criem asas e voem cada vez mais alto, esse voo, deles, será nosso
    orgulho. Grande abraço meu amigo. Se cuida. Paulo Coimbra

    ResponderExcluir