quarta-feira, 22 de abril de 2020

COMPROMISSO

eNTÃO...


Compus esta música há 11 anos, numa daquelas longas noites de insônia. Que eu saiba, a cantei apenas duas vezes com público. Ambas em Jacarezinho. Gosto dela!

Letra e melodia nasceram espontaneamente, sem recurso de instrumentação. Apenas uma melodia brotava do meu coração junto à letra que fervilhava em minha cabeça.

Duas expressões nela me incomodam. Confesso e não nego: questionei-me muito se deveria usá-las. Quais são? Ah, ledores, por que fazer perguntas difíceis? Entretanto, vamos lá: "muitas mentiras eu já ouvi" e "prazeres o homem me ofereceu".

Penso que seria necessário um capítulo inteiro para desvelar as entrelinhas da canção como um todo. Por isso destaco aqui apenas essas ideias: 

1) Vivemos rodeados de mentiras e, se nos deixarmos levar por elas, perdemos-nos do caminho da verdade, e isso pode conduzir-nos a uma grande tragédia.

2) Sobre os prazeres, todas as mentiras conduzem a algum prazer próximo e falso, que geralmente é superado com facilidade e deixa em seu lugar apenas um buraco doloroso e vazio.

Diante dessas indiscutíveis realidades, a música finda com o convite a recompromissar-se com a verdade que é Deus, única fonte de paz. Compromissado com o Senhor, o homem terá de superar limites continuamente até atingir seu fim, que não é a morte, é a eternidade.

Exagerei no tamanho do texto desta vez, não? Perdão ledores. Paciência com este simples homens que neste canto da casa expõe seu silêncio.

Beijos.

3 comentários:

  1. Letra e melodia da canção sinplesmente maravilhosa padre 👏👏👏.Realmente a vida quer nos levar a viver roadeados(as) de prazeres e mentiras que não faz bem a nossa saúde, mental e espiritual. Abraços ❤

    ResponderExcluir
  2. Muito bom meu amigo. Continue escrevendo e compondo, Faz bem para nossa alma. Grande abraço.
    Paulo Coimbra

    ResponderExcluir
  3. Muito bonita letra... Muito inspirada 🙏🏽😘

    ResponderExcluir