eNTÃO...
Estou ouvindo "Amar é isso", da cantora andiraense Vera Lúcia. Nem sei a razão que me levou a redescobrir essa canção nesses dois últimos dias. Fato é que ao escutá-la, minhas reminiscências levam-me às tardes de quinta feira, nos anos iniciais da década de 2000. Como eram bons aqueles encontros e reencontros, regados a sorrisos, discussões críticas, aprendizados em tantas dimensões: eclesiais, comunitárias, afetivas, linguísticas, políticas.
Na inocência de jovens estudantes distanciados da família, creio encontrássemos ali um ponto de apoio humano muito importante. Eram-nos como mães, irmãs, madrinhas, boas e confiáveis amigas. Sempre dispostas a acolher-nos com um sorriso nos lábios. Fosse assistir a um bom filme, ou gravar os show que estavam passando na sky, para fabricar e tomar vaca preta ou amarela, ou para apanhar, descascar e chupar as laranjas e mexericas do quintal, ou para merendar os foleados de frango e de presunto e queijo, ou ainda para oferecer-nos um almoço durante as férias... fosse para o que fosse, as portas estavam abertas.
No meu caso, um diferencial: além de tudo o já dito, ainda havia os encontros para ler meus singelos e insipientes contos, ensinando-me o bom uso das conjunções, o significado de alguns termos, e ajudando-me a desenvolver a arte do uso das palavras escritas. Em uma dessas correções textuais é que descobri como orações reduzidas, quando bem colocadas, embelezam a mensagem e dão nobreza ao autor. Não há dedos para enumerar o tanto aprendido.
O tempo nos imputou novos afazeres. Os compromissos nos colocaram em novos rumos. E as atas das tardes festivas tornaram-se raras. Seria ótimo lê-las agora. Rir rememorando as peripécias de gente feliz que se encontra, partilha de si, confraterniza-se, e se acaba mais feliz que antes.
Nem sei, ledores, o porquê de ter lembrado da música e desses eventos. Sei que sem vínculos biológicos ou legais, sem afetos passionais e sem convenções legais, éramos uma grande família de cujos membros se respeitavam e se ajudavam. E o grupo se mantinha aberto para agregar novos membros. Tempos bons, muito bons, que mais do que saudades, deixaram valores.
Deus abençoe a todos.
Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário