Estava eu há dez metro de altura, num andaime de construção, fazendo selfies. Não resisti a registrar essa imagem: a lateral de casa e a oficina nos fundos do quintal. Visto do alto, esse lugar parece outro. As árvores, do chão, não parecem tão verdes e tão copadas. E a residência, alta vista de baixo, parece pequenina quando olhada de cima. A beleza depende do ponto a partir do qual foca nossa vista?
Fico refletindo sobre como a realidade pode ser relativa. O que uns vêm como lindo, outros simplesmente abominam. O maior sonho de consumo de alguém pode significar nada para outrem. O que me contenta pode ser pouquíssimo para vocês, ledores. E a vida é assim! Isso me remete para aquelas discussões das aulas de filosofia: "será que o verde que vejo tem o mesmo tom do verde visto pela pessoa a meu lado?". Talvez não. Paciência.
Pior é reconhecer que algumas realidades são simplesmente invisíveis para alguns. E por mais que se explique, mostre, ou desenho, há quem seja incapaz de compreender. Suspeito tratarem-se das chamadas "ignorâncias invencíveis" de que nos escreveu São João Paulo II. "Ponto cego" é, também, uma expressão para nomear tal qualidade humana.
O ponto cego é aquela região do carro que os retrovisores não mostram, ou aquela dimensão da rua que a estrutura do veículo não deixa ver. Por causa destes pontos cegos muitos acidentes acontecem. E não podemos negar carregarmos conosco alguns, quando não muitos, pontos cegos.
Ledores, sejamos sinceros. Há o que não conseguimos entender e aceitar. E há também o que, definitivamente, não queremos aceitar ou compreender. Nem sei o que é pior: a incapacidade ou a negação. Na verdade, ambas são limitações de nossa alma. Todavia, enquanto uma é um limite, por ventura, inato, a outra é pura obstinação.
Fico pensando nessas ignorâncias invencíveis e tentando encontrar as minhas. A Amazônia me ajudou nisso. Amém. Aleluia. Oxalá consiga encontrar alguma própria vencibilidade nessas invencíveis situações e, a partir delas, melhorar alguma coisa no automóvel que sou eu.
Deus nos ajude a todos. Bjs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário